Plutão como o Senhor da Sombra


A sombra é uma espécie de inferno pessoal onde se guardam experiências, valores, características de personalidade, desejos, ideias, feridas que a pessoa não consegue entrar em contato, reprime, recalca, esconde por medo de ser julgado, rejeitado, acusado, repreendido, castigado. Recalca de tal jeito, que a mesma pessoa, não lembra.

Quando a pessoa identifica a sombra em outras pessoas, situações, fica ligada, com uma mistura de atração e rejeição.

Aquilo que se lê como mau, perigoso, pode corresponder ao que se teme. Os demônios que estão fora, são os mesmos que estão dentro. Os obstáculos que se encontram fora, estão dentro.

A Sombra está latente e busca por todos os jeitos se manifestar. O recalcado, pode demorar, mas sempre vem à tona, não pára, enquanto não alcança a Luz.

A Sombra pode se tornar subpersonalidade e fazer a pessoa agir fora de seu "normal", com comportamentos aparentamente contraditórios. Num momento, agindo segundo a máscara do permitido, em outro, com a máscara do proibido.

A pessoa também pode viver sua Sombra através do outro. Por exemplo uma pessoa careta que recalca a promiscuidade, a liberdade pessoal em função de seguir acordos, pactos, pode se sentir atraída por outra rebelde, sensual, espontânea, promíscua. E assim ela vive através do outro, aquilo que tanto deseja e não se permite.

O chato é, que do mesmo jeito que ela censura em si mesma, quando o outro se comportar do jeito que a atrai, mas que reprime, irá critica-lo e julga-lo. Em muitos casos se chega a condenar, castigar, nos piores, se pode chegar até matar.

Por exemplo, se a pessoa que recalca a promiscuidade, namora outra promíscua, logo que se der a situação promíscua, ela poderá se sentir ao mesmo tempo que atraída, agoniada, agredida, perturbada. A pessoa sente atração, tesão, e por outro lado, rejeição, raiva, ódio, inveja. A vontade de realizar o proibido atrai, mas na presença do proibido, imediatamente, a repulsa e as emoções negativas dominam e fazem a pessoa rejeitar ou ser rejeitada.

Isto é tão forte, que uma pessoa pode se sentir atraída por outra só para viver o seu lado sombra, e assim o seu parceiro sem saber, esta condenado a ser sua vítima. Porque quando o parceiro lhe representar seu lado sombra será julgado, denunciado, castigado, rejeitado.

A manifestação da Sombra pode se tornar perigosa, quando é forte o suficiente para criar na pessoa uma personalidade paralela, ou quando se projeta, identifica em outra pessoa com quem se mantenha uma relação afetiva, sexual profunda. Num caso extremo, o outro pode virar demônio, aquilo que deve ser aniquilado.

Este mecanismo da Sombra, explica porque pessoas reprimidas sexualmente podem ver o demônio em outras sexualmente mais abertas.



Imagem

umbral, perturbação

Se a pessoa estiver no umbral, na perturbação, Plutão ajuda a sair ou a se perder definitivamente.
Muitas pessoas, diante do medo de perder, do fim, ficam tão perturbadas que aceleram o processo de perda, de finalização. Diante a perda definitiva, então, ficam tão perturbadas que impedem o possível retorno do que desejam, ou a chegada de outras alternativas que poderiam agradar.

E assim, por exemplo, na eminência do fim de um relacionamento, em vez de aceitar, finalizar em alto astral, agradecendo tudo o que de bom e gostoso aconteceu, agem negativamente, condenando, maldizendo o amado, o enredando na mente de pessoas perturbadas através de fofocas, criando situação que conduz e prende no umbral.

No umbral, regem entidades do mundo infernal, que se orientam pela Lei do carma, e que têm a função de ir trabalhando as almas perturbadas, até que no rigor das experiências que vão tendo, aprimorem sua consciência e poder pessoal e alcancem merecimentos suficientes para a ascensão.

Muitas pessoas quando contrariadas, quando as coisas não são como querem, pensam, diante da perda, da morte respondem com atitudes e emoções negativas, e se entregam de prato cheio ao ciúme, à inveja, à vingança, sem perceber que a cada passo neste caminho, mais se enredam, se machucam, se perdem no umbral.

Quando a pessoa perdida no seu drama pessoal entra no umbral, se inicia um processo de degradação, putrefação emocional que vampiriza e suga a pessoa e a quem estiver por perto.

A sociedade moderna, estruturada no egoísmo, na acumulação, na injustiça e o pior: no uso da violência e do castigo para impor o que se quer e acredita, fada a muitos de seus membros as rigorosas leis do carma. Quando a pessoa vive na ilusão do poder do Ego perverso, está fadada ao sofrimento de ver tudo o que constrói ser destruído, tirado. E na loucura de se manter no seu mundo de ilusões vai se complicando carmicamente, até chegar ao ponto de perder o juízo e se perder nos labirintos do umbral. Neste estado, só o inferno para recuperar seu espírito ou acabar de destruí-lo por toda a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário