Plutão no pessoal e no coletivo

Sou um com todas as coisas
Osho. "A cup of tea"
\
Sou um com todas as coisas
Na beleza, na feiura
Por qualquer coisa que seja, lá eu estou
Não somente na virtude,
Mas no pecado também sou companheiro;
E não somente o céu mas o inferno também é meu
Buda, Jesus, Lao Tzu
É fácil ser seus herdeiros.
Mas Genghis, Taimur e Hitler
Eles também estão dentro de mim!
Não, não a metade ˆ Eu sou toda a Humanidade!
Qualquer coisa que seja do homem é meu
flores e espinhos,
Escuridão e luz.
E se o néctar é meu, de quem é o veneno?
Néctar e veneno ˆ ambos são meus.

“Que a minha prece seja, não para ser protegido dos perigos, mas para não ter medo de enfrentá-los. 
Que a minha prece seja, não para acalmar a dor, mas para que o coração a conquiste.
Permita que na batalha da vida não procure aliados, mas as minhas próprias forças.
Permita que não implore no meu medo, ansioso por ser salvo, mas que aguarde a paciência para conquistar a minha liberdade”.
(Rabindranath Tagore)


O planeta Plutão com estação planetária

O planeta chamado Plutão é o portal dos deuses, entidades e arquétipos   que promovem profundas transformações, transmutações, passagens, renovação, renascimento, no planeta Terra e nos seres e sistemas que o habitam. Eles reinam também na Morte, no mundo do além da vida, na passagem entre a vida e a morte, e nos chamados mundos das Sombras ou Infernais. Eles abençoam com poder, magia, e facilitações desde o oculto. Eles facilitam a cura profunda, o aprimoramento espiritual e a expansão da consciência. Eles são senhores da riqueza, magia, mistérios e poder mundano.

Habitam o portal e estação planetária de Plutão:
  • deuses, deusas: Plutão (Greco-romano), Hades (grego), Dionísios (grego), Baco (romano) Rahu, Shiva (índia)SerápisOssiris (Egito), Persefone, Moiras. Maharaja ou Mara (Senhor da Roda da Vida - budismo tibetano). Yama, demônio da morte na mitologia indiana.
  • orixás: Omulu-Obaluaie (ioruba). Guardiões das TrevasExu e Pombagira visitam o portal de Plutão, e muitos deles moram e se trabalham nele.
  • santos: São LázaroJudas Iscariotes (“serás maldito por gerações, mas reinarás sobre eles” -Jesus)
  • o próprio Diabo do cristianismo
  • ave fênix.
Plutão como função ou faculdade da personalidade
Plutão como todo planeta, manifesta-se na pessoa com uma função ou faculdade da personalidade. A função de Plutão na personalidade é a de aprofundar, facilitar poder, trazer riqueza, revelar mistérios, transmutar, mudar, curar.

O eu plutoniano, é difícil ser detectado, habitualmente ele vem associado a outro eu planetário.

Para conhecer seu eu plutoniano deve se estudar a situação astrológica de Plutão no mapa natal:
  • signo e casa onde se encontra Plutão
  • aspectos maiores com outros planetas natais e pontos especiais do mapa como: Ascendente, Meio do Céu, cúspide da casa oito, Nodo lunar, Lilith.
  • aspectos com o regente da casa oito
Plutão regente de Escorpião

Plutão é o regente do signo de Escorpião. Está em estado cósmico exaltado em Aquárioexilado em Touro e em queda em Leão.

Os deuses, entidades e forças do portal do planeta Plutão, por serem regentes de Escorpião, regem a dinâmica do relacionamento profundo, especialmente quando existe sexo, amor, afeto, poder.

O antigo regente de Escorpião era Marte, agora passou a ser regente junto a Plutão.

No inicio da descoberta de Plutão teve astrólogos que propuseram que fosse regente de Aries, seguindo a logica da sequencia: Júpiter, regente de Sagitário, Saturno de Capricórnio, Urano de Aquário, Netuno de Peixes, o irmão que faltava poderia ser regente do próximo signo Aries. Mas esta proposta não pegou, e no fim Plutão ficou mesmo como regente do signo de Escorpião, o signo mais ligado a Morte.


Descoberta de Plutão

Plutão foi descoberto em 1930 por Clyde Tombaugh. Seu grande pesquisador, o astrônomo norte-americano Percival Lowell, morreu antes de Plutão ser descoberto.

Plutão, classificado como planeta anão
Muitas pessoas, pensaram que esta desclassificação de Plutão como planeta pelos astrônomos, poderia influenciar no seu significado na Astrologia.

Plutão é classificado pelos astrônomos como planeta anão, pertencente ao Cinturão de Kuiper. Esta foi uma reclassificação feliz, porque realmente Plutão é o primeiro de toda uma nova família de planetas (Eris, Sedna, Veruna, etc.), que são diferentes na sua composição, tamanho e tipo de órbita em torno ao Sol, ao resto dos planetas interiores até Urano.

Plutão é um dos únicos planetas que giram sobre seu eixo horizontal. Urano é o outro.
Plutão é entre os planetas que considera a Astrologia, o mais pequeno e afastado do Sistema Solar e com maior inclinação orbital. Tem um satélite chamado de Caronte, com quem forma uma espécie de dipolo magnético.

Plutão leva 248 anos para percorrer o zodíaco inteiro e fica de onze a trinta e dois anos em um signo, tendo a órbita mais excêntrica do sistema solar (17º de inclinação do plano da órbita Terra-Sol).

Simbolo de Plutão

O símbolo de Plutão é o Espírito (círculo) contido na alma (lua com as pontas para acima), apoiado no corpo, a cruz.

Acostuma-se também em vez de desenhar o círculo, se desenhar um ponto: símbolo do abismal, do infinitamente pequeno.

Tem outros astrólogos que usam como símbolo uma P com um tracinho na base, em homenagem também a seu pesquisador Percival Lowen.

 

Plutão no coletivo e no pessoal

PLUTÃO NO COLETIVO
No coletivo, Plutão, rege o inconsciente, a sombra, o inferno, a rede de conexões e forças que, subliminarmente, no invisível, nas profundezas, unem e conectam os âmagos dos humanos. Ele também está presente nas transformações viscerais pelas quais passa a sociedade, a natureza, o planeta e todos os seres que o habitam.



Plutão, Senhor da Impermanência
Plutão é o Senhor da Impermanência, da roda sem fim da Vida, da Morte e do Nascimento, de tudo o que existe.

"A impermanência (não permanência) é um complô ou uma dádiva. Depende de   como se olha a coisa: complô, se não queremos mudanças, dádiva se buscamos a evolução através de todas as experiências possíveis ao humano, como sugere o carrossel mutável do zodíaco. O conteúdo por trás da palavra impermanência é tudo muda, nada permanece”. (O Livro Tibetano do Viver e do Morrer - Sogyal Rinpoche)

Quando Plutão natal age ou quando Plutão em trânsito ativa o mapa natal, liga a pessoa a Impermanência: quebra certezas, tabus, cristalizações, inércia e joga a pessoa no devir, onde o próximo passo é o desconhecido.

Plutão ativa na pessoa o que é chamado em termos psicológicos de "Síndrome de perplexidade existencial". Na intensidade do mundo de Plutão a mente racional estoura, impossibilitada de funcionar.

Para desfrutar um bom texto sobre a roda da vida, visite este site http://www.dharmanet.com.br/vajrayana/bhavachakra.htm


Plutão age desde o interno, o profundo
Plutão trabalha sob a superfície e as aparências, conectando além dos olhos, sem deixar saída de fuga, provocando mudança, renovação radical, desmoronamento, podridão, corrupção, morte, renascimento. 

Sua ação é definitiva, difícil de resistir, impossível de ser evitada. Ele age pouco a pouco, como a água do mar nas suas margens. Ele anuncia onde vai mexer. E quando pega, não solta até que aconteça o que ele quer. Se encontrar obstáculo, viabilizará outras vias de impacto, e no fim, aquilo que seria atingido, será. 

O seu impacto é inevitável, incontrolável, por vezes cruel. Se a mudança que promete for bloqueada, continuará agindo na surdina, no profundo, promovendo  corrupção, degeneração, rupturas, até cumprir sua função, ainda que tenha que gerar processos violentos e massacrantes.


Plutão, resistência e conservadorismo
Em seus efeitos na sociedade, Plutão força mudanças qualitativas, que já estavam sendo anunciadas. Mas pode acontecer, que a força de Plutão seja manipulada por forças conservadoras, resistentes através do abuso de poder e do medo.

Na presença da força de Plutão, certas formas do poder estabelecido, poderão retardar o desenlace do processo plutoniano, abusando de seu poder e resistência, mas isto será só um postergar da mudança prometida, que agora represada, retardada, poderá vir com mais força e até violência.

As mudanças que Plutão anuncia, segundo o signo por onde estiver transitando e os aspectos que fizer com os outros planetas lentos, acontecerão, pode demorar às vezes 1 ou 2 anos a mais do aspecto exato, mas no fim, acontecerão. Quando algo está submetido à força de Plutão, só resta regeneração, renascimento ou morte.


Setores onde Plutão reina:
  • Riquezas - Senhor das riquezas escondidas, as riquezas nas entranhas da Terra, incluindo as fontes de energia (petróleo, carvão, gás, materiais radioativos, etc).
  • Agricultura - em Grécia e Roma como protetor da agricultura e do alimento.
  • Poder - na Astrologia é considerado como força de peso no jogo da política e do poder na dinâmica social.
  • Sexo - mexe com a energia sexual e psíquica das coletividades.
  • Submundos - é a Lei nos submundos.
  • Morte - reina na passagem da Vida para a Morte, da Morte para a Vida e no mundo dos mortos.
  • instituições, pessoas, atividades - que mexem com poder, sexo, morte, agricultura, alimento, petróleo, gás, radioatividade.
Plutão nos signos
A sua passagem por um signo leva de 12 a 40 anos. Enquanto passa por um signo, promove na sociedade profundos impactos e mudanças nos assuntos ligados ao signo pelo qual transita, que se refletem na história da humanidade e do planeta de forma marcante.


geração com Plutão no mesmo signo
Por demorar de 12 a 40 anos num mesmo signo, define verdadeiras gerações. A diferença de impacto de Plutão entre as pessoas de uma mesma geração plutoniana, se dá pela sua posição nas casas e os aspectos que fizer com o resto dos planetas e pontos significativos do mapa natal.

Plutão no signo, age segundo o jeito e modo do signo, indicando o que cada geração é obcecada em mexer, aprofundar, o estilo de exercer o poder e enfrentar crises.
As pessoas com Plutão num mesmo signo terão obsessões similares, de um jeito ou outro toda pessoa age socialmente e exerce seu poder pessoal através da situação astrológica em que se encontrar Plutão no mapa natal.

Plutão natal vai falar do modo que a pessoa expressa sua força e função comum  a sua geração. Por exemplo, Plutão em Leão, define geração onde a questão do direito a ser e a viver será central, assim como a questão do direito à individualidade e ao poder da pessoa. Já Plutão em Virgem, traz a geração que se ocupa da saúde e do aprimoramento tecnológico, Plutão em Libra e Escorpião a geração que ilumina a arte dos relacionamentos...


PLUTÃO NO PESSOAL
Os planetas se expressam na pessoa através de suas funções e energias como características de personalidade. Cada planeta dá uma cor à personalidade, e às vezes, sua influência é tão clara que pode definir um eu planetário. A pessoa atenta a si, percebe que nela habitam vários eus, que segundo a situação e circunstância, diferentes eus podem tomar o controle na vida da pessoa. O eu plutoniano, é muito importante ser bem identificado e conhecido, pelo seu poder e impacto na vida da pessoa e nos seus relacionamentos.

Para identificar como Plutão se expressa na pessoa, estude a sua situação astrológica no Mapa natal: signo e casa onde se encontra e aspectos aos outros planetas natais e pontos especiais do mapa.
  • signo em que se encontra: informa o jeito, modo, como Plutão se expressa na pessoa.
  • Os aspectos maiores que Ele faz com os luminares e os planetas pessoais, falam dos planetas que agirão junto a Ele e os enredos em que esta envolvido..
  • casa onde se encontrar, fala dos assuntos e temas da vida da pessoa, onde se manifesta a força de Plutão, com mais plenitude e intensidade.
presença contundente
Plutão na dimensão pessoal é de uma força e presença contundente, marcante. O local do mapa onde se encontre, juntamente com todos os planetas ligados a Ele por aspectos maiores, sentirão sua força. Onde está Plutão, reina a verdade, a profundidade, as ligações invisíveis, as conexões sem volta, o poder, o medo, a intensidade da vida, a transmutação, a regeneração e a morte. 

Plutão estremece a pessoa, a faz respirar fundo, a liga a situações impactantes onde enfrenta desafios, medo, perdas, mudanças, morte, renascimento. Plutão conecta de forma profunda, inconsciente. Cria situações onde se tem que usar o  poder pessoal.


Plutão e o poder

 Plutão é o senhor do poder; mundano. Segundo a situação astrológica que se encontrar no mapa natal, serão as potencialidades da pessoa de exercer fascínio, respeito, poder.

Plutão pode ser canalizado pela pessoa a envolvendo em situações que transcendem suas questões pessoais. Ele liga a redes e ações que mexem com outros ou com o coletivo. Muitas vezes se age, no comando de Plutão, a pesar da própria vontade, em questões dos outros e ate coletivas.

Considero um privilégio estudar e conscientizar a situação astrológica de Plutão no mapa natal que revelam as potencialidades de poder, fascínio, impacto pessoal.


Plutão, Senhor da Riquezas

Plutão significa "o rico". O próprio Plutão grego-romano era patrono das riquezas escondidas e dos tesouros escondidos, às vezes era representado pelo "corno da abundância". Ele é o dono das riquezas do   mundo físico, e patrono das atividades que movimentam as riquezas.

Plutão oferece a pessoa, a sensibilidade e poder para obter e produzir Riquezas. Mas também através de Plutão, pode se perder o que se tem.

Plutão, como o Diabo do cristianismo, dispõe de todo um exército de entidades e forças que o ajudam a administrar e gerir o movimento do dinheiro e das riquezas na sociedade, no mundo dos vivos e dos mortos.


Plutão, curador

A Plutão se associa o dom da cura das mais temidas enfermidades, pragas e epidemias - promovidas por microrganismos
sexualmente transmissíveis (AIDS, sífilis, hepatites, etc), e das doenças dos órgãos sexuais e da pele.

Em Cuba e Brasil, o orixá Omolu e São Lázaro são cultuados e adorados pelos seus milagres na cura deste tipo de enfermidades e como protetores e guias dos mortos.

Na Umbanda e no Candomble se associa Omolu, obaluaie a São Lazaro.

São Lazaro é um dos Santos mais queridos e cultuados em Cuba.

Na casa do mapa natal onde se tem o planeta Plutão, pode-se ter o dom da cura.


Plutão e loucura

Na sociedade atual, reina o Sol como modelo de comportamento. Se considera uma pessoa normal quando age com coerência, centro, domínio de si, clareza, transparência, generosidade. A sociedade pode achar diferente, com problemas de personalidade, a uma pessoa com comportamento lunático, uraniano, netuniano, plutoniano.

O comportamento plutoniano é muitas vezes associado à loucura. Muitas pessoas, só conseguem expressar a força plutoniana de forma   descontrolada, e as vezes perigosa. Mas é possível canalizar a energia de Plutão com beleza e arte, ainda que sempre impactante e diferenciada.

É verdade também, que certas experiências plutonianas, podem levar à loucura transitória ou definitiva.

4 comentários:

  1. Plutão fica de 11 a 32, ou de 12 a 32 anos em um signo?

    ResponderExcluir
  2. No texto plutão na astrologia diz de 12 a 32, aqui de 11 a 32.

    ResponderExcluir
  3. muito interessante e esclarecedor.
    obrigada,
    íris

    ResponderExcluir
  4. muito interessante e esclarecedor.
    obrigada,
    íris

    ResponderExcluir